Missa pelos 100 anos da Diocese de Bragança Paulista conta a presença de 23 mil pessoas

POSTADO EM 29 de Julho de 2025

Image title

A grande festa do centenário mobilizou dezenas de fiéis e sacerdotes na organização e preparação dos 4 dias de evento, bem como servindo a Diocese durante a festa no sábado e domingo_

A Diocese de Bragança Paulista completou 100 anos de criação no último dia 24 e celebrou o jubileu com uma programação extensa, concluída com uma Santa Missa campal no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), em Bragança Paulista. O evento ocorreu no último domingo (27) e contou com a presença de 23 mil pessoas, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros de Bragança Paulista.

A Santa Missa teve início às 16h e contou com a presença do clero diocesano, entre presbíteros, diáconos e seminaristas; os religiosos também compareceram em número expressivo. Autoridades municipais das 18 cidades que compõem a Diocese participaram da celebração, com destaque para o Poder Executivo de Bragança Paulista, que apoiou o evento, representado pelo prefeito Edmir Chedid e a vice-prefeita Gislene Bueno, bem como vereadores. O deputado Saulo Pedroso representou a esfera estadual.

Além do bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo, presidente da celebração, a Diocese recebeu com alegria arcebispo metropolitano de Campinas Dom João Inácio Müller; o bispo emérito de Bragança Paulista Dom José Maria Pinheiro, o bispo emérito de Jundiaí Dom Vicente Costa, como também o bispo diocesano de Jundiaí Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo Dom Rogério Augusto Neves.

Uma multidão de fiéis lotou o espaço em frente à superestrutura onde foi realizada a Santa Missa, bem como todo o entorno do parque de exposições, a fim de acompanhar e registrar o momento histórico. A Santa Missa foi marcada pela emoção dos sacerdotes e da multidão que ovacionou as palavras do bispo diocesano ao final da Santa Missa:

“Agora, neste momento, me permitam a ousadia, eu lembro o Papa João XXIII, na abertura do Concílio Vaticano II: a lua é testemunha do nosso amor, da nossa ternura, do nosso amor, da nossa grandeza. Ela está presenciando o que estamos vivendo e ela presenciará os que estarão aqui, se Deus quiser, daqui a 100 anos”, expressou Dom Sérgio.

Além dos fogos de artifício que coloriram o céu, o encerramento do evento foi marcado por show de Vivy e Nathan e da cantora consagrada na música católica, Eliana Ribeiro.

Programação

Vale recordar que a grande festa dos 100 anos da Diocese de Bragança Paulista contou com 4 dias de atividades: a Santa Missa de abertura do centenário foi realizada às 20h de quinta-feira (24), na Sé Catedral, data da criação canônica da Diocese, seguida pelas vigílias eucarísticas, na sexta-feira (25), às 19h30, realizadas individualmente em todas as paróquias. No sábado, já no Posto de Monta, o cronograma começou às 22h, com a Santa Missa no palco 2; em seguida, a juventude virou a madrugada em louvor e oração, concluindo assim o tríduo preparatório.

A acolhida dos fiéis foi realizada a partir das 8h no domingo (27), com a chegada de fiéis das 7 regiões pastorais, que puderam aproveitar diversas atrações, incluindo shows dos padres Denis-Ricard, Diogo Albuquerque e Alexandre Monteiro. O local contou com feira vocacional, onde estiveram presentes as comunidades de aliança, o seminário e as congregações religiosas, bem como espaços para a Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral Social, tenda para adoração do Santíssimo, espaço de confissões, praça de alimentação e muito mais.

Diocese de Bragança Paulista

A Diocese de Bragança Paulista foi criada pelo Papa Pio XI no dia 24 de julho de 1925 e desde então já foi liderada por 6 bispos – sendo Dom Sérgio o sexto – e 1 administrador apostólico . Pertence ao Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo) e engloba 18 cidades da Região Bragantina e da Região Metropolitana de São Paulo, sendo composta por 70 paróquias e mais de 500 comunidades. Segundo o Censo de 2020, a Diocese reúne mais de 1.466.000 pessoas.

Sua padroeira é a Virgem Maria sob o título próprio de Nossa Senhora da Conceição do Jaguary, o que indica sua ligação com a catedral da Diocese, construída em local antigamente conhecido como Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Jaguary.

Texto/Fotos: Pascom Diocese Bragança Paulista

Image title

Image title

Image title


© Copyright 2025. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil